O Saturno de Goya(deus da agricultura)

A pedido de sua mãe, mutilou o Pai com uma foice, castrando-o e atirando o órgão do pai ao mar, obtendo assim todo o Poder. Contudo, um oráculo o revelou que, mais tarde, um de seus filhos conseguiria tomar seu lugar e por esse motivo, Saturno devorou todos os seus filhos.
Quando Réia, mulher de Saturno, teve conhecimento que estava grávida do 6º filho, viajou para Creta onde deu à luz Júpiter (Zeus). Réia, enganou o seu marido e em vez de lhe entregar o filho, deu-lhe panos enrolados para comer, permitindo assim que Júpiter vivesse.
Mais tarde, Júpiter destronou o Pai e os titãs, tornando-se o Deus Supremo do Cosmos. Expulso do Céu, Saturno refugiou-se em Lácio onde fez reinar a idade do ouro, cheia de paz e abundância, através do ensino da agricultura aos homens.
Este quadro (Saturno devorando um de seus filhos) foi pintado nos últimos anos de vida do artista (Francisco José de Goya y Lucientes), é uma das "pinturas negras" de Goya e está diretamente relacionada com os conflitos internos de Espanha durante o reinado absolutista de Fernando VII. É também um reflexo do estado mental e físico do artista, que na época estava bastante degradado.
0 comentários :
Postar um comentário